doeAgora

Doações com Eventos

Clique para Doar

Você pode apoiar ISL arrecadando doações entre seus amigos e familiares. Há várias ocasiões especiais em que as pessoas se mobilizam para nos ajudar, como aniversários, batizados, casamentos, etc.

Faça um evento solidário e peça doações para o ISL ao invés de presentes! Acesse um dos sites parceiros abaixo e crie a sua campanha de mobilização.

Presente Cosciente 150
Kickante 150

Guia para arrecadar doações em eventos para o ISL

Organizando uma atividade para arrecadar recursos escolhendo um evento. Que tipo de atividade para arrecadar recursos você poderia organizar? Há uma série de possibilidades: exposições de arte, leilões, bazares, shows, exibições de filmes, torneios de boliche, jogos de futebol etc. Você também pode aproveitar uma ocasião festiva, como um aniversário, casamento, batizado, entre outras, para arrecadar recursos para ISL, sugerindo aos convidados que realizem doações para a organização no lugar de dar presentes. Ao organizar um evento, pense em seu público (as pessoas que participarão dele) — quais são seus interesses, em que tipo de atividade elas se envolveriam. Reúna-se com alguns amigos e discuta ideias possíveis.

Algumas pessoas preferem atividades de desafio pessoal, angariando recursos enquanto treinam para uma maratona, por exemplo.


Lista de ideias para eventos

Separamos alguns exemplos de tipos de atividades que você pode realizar para arrecadar doações para o ISL:

Eventos solidários: no lugar de presentes, peça a seus convidados para fazer uma doação para ISL:
• Aniversários
• Batizados
• Casamentos.
Ações para captação: organize atividades para arrecadar recursos para ISL:
• Apresentação artística (dança, música, teatro)
• Apresentação de stand-up comedy
• Bazar beneficente
• Competições esportivas (campeonato de futebol, maratonas, corridas de bicicleta etc)
• Desfile de moda
• Exposição de arte
• Feiras de antiguidade ou de artesanato
• Festa à fantasia
• Gincanas
• Leilão
• Shows (de talentos, de mágica etc)


Planejando seu evento

Uma vez que você tenha uma atividade de arrecadação de recursos em mente, o próximo passo é o planejamento. Ainda que essa etapa varie de acordo com a atividade a ser realizada, de maneira genérica os principais itens nos quais você precisa se concentrar quando for organizar um evento são os seguintes:

• Quem pode ajudar na organização — faça uma lista das pessoas às quais poderá recorrer
• O local onde o evento ocorrerá
• Como você pode divulgar seu evento
• O tipo de material de que vai precisar
• Quanto pretende arrecadar e quanto acredita que precisará gastar
• Como e quando esse dinheiro chegará a ISL.


Apoio

Fazer o planejamento em grupo pode ser muito produtivo, já que diferentes pontos de vista tornam menos provável que você esqueça algum ponto importante. Organizar um evento é um grande trabalho para uma pessoa sozinha. Converse com seus amigos, familiares e colegas e veja quem está interessado em se envolver. Uma vez que você tenha um pequeno grupo de pessoas envolvidas, reúnam-se e estabeleçam as tarefas que precisam ser cumpridas. Localização, locais de fácil acesso contam com maiores chances de atrair um público grande. Você pode, por exemplo, entrar em contato com um clube ou bar com boa localização e procurar saber da possibilidade de usar o espaço. Muitos estabelecimentos permitem que se utilize o espaço gratuitamente, desde que se atraiam muitas pessoas.


Divulgando seu evento:

A divulgação é muito importante. Há uma série de maneiras de divulgar seu evento e manter todos atualizados. A seguir, oferecemos algumas ideias para ajudá-lo. Arrecadando doações on-line ISL possui contas em plataformas de arrecadação, o que facilita a arrecadação de doações on-line. Você pode criar uma página para seu evento em uma delas e fazer com que todo o dinheiro arrecadado seja transferido diretamente para a organização. Essa opção é muito interessante para aqueles que, por exemplo, ao organizarem sua festa de aniversário, queiram sugerir aos convidados que façam doações para o ISL como forma de presenteá-los.

Divulgando seu evento nas redes sociais Crie uma página do evento no Facebook e convide todos os seus amigos. Não esqueça de incluir os detalhes do evento (localização, prêmios, preço da entrada). Postar um link de nosso site (institutositiodolobato.org), informar o link de sua página na plataforma de arrecadação on-line e incluir uma breve explicação sobre nosso trabalho é uma boa maneira de informar os convidados para onde os recursos serão dirigidos.

Criar uma conta no Twitter também é uma opção para se manter em contato regular com seu público. Isso é especialmente útil se você está participando de um desafio. Manter o Twitter atualizado permite que as pessoas acompanhem e vejam como você tem se dedicado. Criar um blog também é uma boa possibilidade. O ISL tem uma política de garantir que a maior parte possível de nossas doações seja dirigida para nossos projetos, o que, compreensivelmente, restringe a quantidade de materiais que podemos disponibilizar para os interessados em colaborar com a organização por meio de seu evento.


Acompanhando seu orçamento:

Faça uma lista dos gastos que provavelmente terá e do valor que pretende angariar. Isso pode ser difícil de avaliar, então tente não subestimar os gastos.

Administrando os recursos como mencionamos, o uso de plataformas de arrecadação permite evitar ter de lidar com dinheiro diretamente. Se você está organizando um evento no qual seja necessário lidar com arrecadações em dinheiro, certifique-se de acompanhar todas as doações recebidas antes do evento e assegure-se de que há um local seguro para coletar e guardar o dinheiro no dia da atividade. Pense em como seu recurso chegará até o ISL. Você precisa pensar na forma como fará o repasse do valor arrecadado para o ISL. Preferimos que você, ao final do evento, solicite um boleto do valor arrecadado e efetue o pagamento no banco ou em qualquer lotérica. Ações de captação para o ISL permite que pessoas ou empresas direcionem recursos para o ISL regularmente por meio do desempenho de suas atividades. Uma possibilidade seria a de um maratonista firmar uma parceria com a organização, divulgando-a e angariando recursos para ela quando da ocorrência da prova. Outra possibilidade é o autor de um livro destinar para o ISL parte dos lucros obtidos com a venda de seus exemplares. Caso você esteja interessado em se engajar nesse tipo de parceria com ISL, basta enviar um e-mail para [email protected] e solicitar o Formulário para Ações de Captação, no qual deverá explicitar a natureza da ação e indicar como e quanto seria doado regularmente para o ISL. Em até duas semanas avaliaremos sua proposta e lhe responderemos.

Para mais informações sobre eventos, entre em contato conosco! (Clique aqui!)